segunda-feira, 6 de junho de 2011

Preconceito,racismo e sociedade

Preconceito é conceituar algo sem estar apto para o mesmo, é classificar algo sem antes conheçer, é colocar um rótulo em uma embalagem ignorando seu conteúdo.
Infelismente, o preconceito é uma característica da raça humana, temos essa tendência a todo tempo, a sociedade coloca isso em nós desde nossa infância.
Caracterizamos pessoas com roupas " simples" como pobres, homens como sendo melhor que as mulheres,etc.
Criou-se um senso comum de "dó" com os negros. Não quero afirmar que eles são dignos de tal, pelo contrário,esse é um julgamento errôneo da sociedade.
  Já que negros são tão capazes quanto caucasianos ou pardos, por que então são necessárias cotas para os mesmos nas universidades brasileiras?
Ai começa o preconceito: no próprio Estado. A igualdade proposta por negros e caucasianos é falsa. Ao impor cotas e privilégios aos negros, o sistema nos dá a ideia de que eles precisam ser ajudados para conseguirem algo.
Faz-se necessária uma nova maneira de educar nossos filhos e uma reciclagem na consciência social  brasileira, afinal, negros, caucasianos, pardos e as demais "raças" são, indepedente de qualquer coisa, humanos, seres que, independente do frasco, carregam consigo o mesmo perfume.

Um comentário:

  1. nossa, sem dúvida você falou tudo!
    parabéns, tu escreve muito bem, de verdade! :)

    ResponderExcluir